Enquanto escrevo estas palavras, os nomes da nossa terra e da capital de Concelho são ditos por uma gaja boa na TV. O Rio Almonda é o tema do programa Biosfera, do canal público RTP2.
Isto não é bom.
Em anos que já lá vão, lembro-me de ver a água do rio Almonda, dependendo das descargas da Renova, cor-de-rosa, azul bebé, verde marinho... mais ou menos aquelas cores dos lencinhos do papel que estão nas prateleiras dos supermercados. Voltei a ver uma coloração do mesmo catálogo na Ribeira da Boa Água aquando da construção do Torreshoping (é aquela debaixo da pontezeca ao pé do Pita), sem contudo querermos associar o Shoping à poluição a não ser, como disse, em termos de datas.
Ora, voltando ao assunto do programa de TV, a ETAR de Riachos é pequena demais para o serviço que tem. Se os nossos vizinhos da Azinhaga afirmam que a mesma estação é fonte de altíssima poluição, nós só temos que acreditar. É que indo passear ao Domingo à tarde ao Jardim das Rosas, o que vemos é um espaço bastante feliz, quase de sonho, tendo em conta o passado do mesmo sítio. Crianças a brincar, cães a perseguir patos dentro de água (e o meu cão tem informações para dar sobre isto...), gente a pescar... Parece um rio com vida. Se formos rio abaixo, é cada vez mais deprimente até chegarmos ao Tejo... (E de pensar que vi o Marcelo Rebelo de Sousa a mergulhar no Tejo em Lisboa...)
A culpa: ETAR de Riachos e uma ou outra empresa que não deve ser difícil de detectar, isto porque não deve ser nenhuma loja de computadores, café, escritório, cabeleireiro, etc. mas uma daquelas grandes, muros altos, chaminés,...
Se a polícia consegue detectar uma gota de saliva num relvado qualquer, acho que uma descarga altamente poluente também não deve ser difícil de detectar.
Será que as autoridades tentam procurar estar impressões digitais (anti-)ecológicas?
Amigos, aquela história que se conta dos romanos que acharam um rio e por isso disseram "Rio acho" e não sei quê... se isso foi assim, parece que há gente a querer matar a nossa origem. O nosso post de ontem já falava de um cheiro nauseabundo em Riachos.
Dá vontade de não sei lá o quê!
Concorda com a decisão da direcção do CAR de não aceitar a merecida promoção do clube à 3ª Divisão Nacional?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
eu sou um ex utilizador do rio almonda aprendi a nadar e a pescar fiz grandes descidas de jangados de espadanas´, hoje sinto k só a cajaporra é k resolvia-mos a kestão, os responsaveis por isto deviam ser obrigados bebe-la e todos sabemos kem são
Não me cabe a mim avaliar este género de coisas, mas permitam-me que vos diga que a gaja de boa não tem nada, pela corzinha que aparenta, eu diria que o solário é dos melhores amigos que tem.
E pronto, como de Riachos pouco ou nada sei, fico-me por aqui!
Mas vá, ânimo, hão-de conseguir detectar qual é a empresa de muros altos que vos tem poluído o rio Almonda! Não deixem desaparecer as vossas origens!
Não tive oportunidade de ver o programa, ou melhor qundo passei pela 2 já estava a acabar e não deu para ver nada. Quanto ao problema da poluição, já apanhei o rio muito pior do que está hoje em dia, mas não é o suficiente. Não tenho recordações de ver o rio conforme as cores que os lenços da renova têm, às tantas era uma estratégia de Marketing (sei que não tem piada, mas que se lixe), mas entretanto a renova instalou uma estação de tratamento que deve ter melhorado substancialmente a qualidade da água do rio, a partir das suas instalações (que são em cima da nascente). Quero com isto dizer que quando era mais novo ir ao banho ao rio não era problrma pelo menos na zona da Ribeira. Já nas Lapas não era bem assim devido a umas fábricas que já ficavam para lá do local de banhos da ribeira. Lembro-me que no verão para ir ao banho nas Lapas já tinhamos dias marcados, que eram os dias anteriores às descargas como é lógico, mas tinham dias fixos para as descargas e já os sabíamos de cor. Ora o rio ia verde, ou ia quase branco. De vez em quando lá vinha transparente.
Ironicamente ou não, o dia em que vi o rio mais limpo foi o dia seguinte a haver uma descarga que matou centenas de peixes. A água nesse dia vinha da ribeira o mais transparente que já vi (curioso não?!), mas a descarga foi efectuada através dos esgotos das Lapas e nunca veio da Ribeira, mas deu para perceber que os outros sabem o que andam a fazer...
Perto do shopping passa lá a Ribeira das Boas Águas que de boas águas só mesmo o nome. Também outra que passa junto à estrada do campo entre Riachos e a Golegã, essas sim, acho que são as principais causas da poluição ainda verificada no rio Almonda, ua vez que desaguam nele sem qualquer tipo de tratamento
Enviar um comentário