A personagem de hoje foi Gérard Castello-Lopes, um artista português ligado ao cinema e à crítica, mas foi na fotografia que mais se destacou. Gérard é um velho homem, remetido ao silêncio de uma vida cheia da arte do aprender sozinho. Na simplicidade da sua linguagem, Gérard diz-nos que a fotografia é a sua maneira de bloquear o mundo.Imediatamente a seguir ao excerto acima apresentado, surge na reportagem uma cigana, mulher com o rosto marcado por anos de sofrimento. De seu nome Maria Hortência Lima, habita agora numa aldeia perto de Tomar. Foi fotografada enquanto menina por Gérard Castello-Lopes em Riachos no ano 1958, ficando aquele instante de mundo bloqueado numa qualquer objectiva de Gérard. Riachos era o fundo da foto, riachense era o ar que acariciava aqueles cabelos ciganos e despenteados.
É sempre bom ouvir o nome da nossa terra na televisão, sem ser "Riachos, uma vila perto de...".Parabéns à SIC, porque não disseram que Riachos ficava perto de Torres Novas (ou Torres Vedras...) Entroncamento ou Golegã!Já agora, Gérard Castello-Lopes tem um apelido familiar não tem?José Castello-Lopes, pai de Gérard é um ilustre riachense, criou a antiga firma de exibição de filmes em 1908. Ao contrário de algumas opiniões, o Cardume afirma que José Castello-Lopes é riachense. Se entrarem no cemitério, percorram aquele corredor central até ao fim, até áquela capelinha e olhem para uma discreta campa rasa que se encontra por ali.Outra prova é o antigo cinema de Riachos que agora está ao abandono. Consta que ainda lá estão as cadeiras e tudo o que é preciso para aquilo ainda ser um cinema. Felizmente, ainda não mandaram tudo abaixo, o que significa que pode ser recuperado para se tornar numa homenagem ao cinema.Será que não há interessados em restaurar aquilo?
Gostávamos tanto de encontrar essa cigana de perto de Tomar, fotografada pelo Castello-Lopes em Riachos, para uma reportagem para o Riachense.O vídeo da SIC não dá para ver o resto da reportagem dos Perdidos e Achados, será que não te lembras onde mora a mulher?André Lopes (anfinulo@gmail.com)
Enviar um comentário
1 comentário:
Gostávamos tanto de encontrar essa cigana de perto de Tomar, fotografada pelo Castello-Lopes em Riachos, para uma reportagem para o Riachense.
O vídeo da SIC não dá para ver o resto da reportagem dos Perdidos e Achados, será que não te lembras onde mora a mulher?
André Lopes (anfinulo@gmail.com)
Enviar um comentário